Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou na última sexta-feira, 17/1, que suspendeu a bonificação de 20% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a estudantes do Amazonas que disputam vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A suspensão segue determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
As inscrições para o Sisu são gratuitas, feitas pela internet e terminam nesta terça-feira, 21/1. O resultado regular está previsto para o dia 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas será entre os dias 27 e 31 de janeiro. A ausência do bônus, ofertada desde 2022, surpreendeu alunos do estado.
Leia também: Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira, 21
A Ufam publica, normalmente, uma portaria contendo as regras do benefício para que seja garantida a bonificação. A instituição, no entanto, não divulgou as regras neste ano. Desta vez, por meio de nota, a universidade afirmou que suspendeu o bônus “seguindo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que entende que a medida busca assegurar o tratamento igualitário nas políticas de ingresso às universidades”.
Confira a nota na íntegra