Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente nacional do partido União Brasil, Antônio Rueda, emitiu um comunicado nesta semana proibindo integrantes da sigla de apoiarem pré-candidatos de outros partidos. A ação visa alinhar todos os membros em busca do melhor resultado eleitoral possível nas eleições municipais de 2024.
O comunicado destaca a necessidade de uma atuação partidária coesa, especialmente diante da proximidade das eleições. “O União Brasil reforça a todos os dirigentes partidários, mandatários e filiados a proibição de apoiar pré-candidatos e candidatos de outros partidos não coligados”, diz o texto.
Leia também: Em ano eleitoral, deputados do Amazonas aumentam recesso e terão 30 dias de ‘férias’ no mês de julho
De acordo com o art. 95 do Estatuto do União Brasil, a campanha eleitoral para candidatos ou partidos adversários é passível de medidas disciplinares, incluindo a expulsão. O art. 17 também impõe aos filiados o dever de trabalhar pelos candidatos do partido e não se manifestarem como oposição ao partido ou seus candidatos.
Racha e desafios em Manaus
O União Brasil entrou na disputa pela Prefeitura de Manaus escolhendo o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade como pré-candidato. No entanto, o partido está dividido e nem todos os membros apoiam ou colaboram plenamente com sua candidatura.
Na Aleam, o partido está fragmentado. Thiago Abrahim, por exemplo, já deu indícios de que não apoiará Roberto Cidade. Thiago é filho do prefeito de Itacoatiara, Mario Abrahim (Republicanos), aliado do senador Eduardo Braga (MDB), que atualmente rivaliza com Wilson Lima. Este ano, Braga apoia David Almeida (Avante).
Na Câmara Federal, o deputado suplente Pauderney Avelino, ex-secretário de Educação de David Almeida, recentemente envolveu-se em um confronto pelo controle estadual do partido com o governador Wilson Lima. Sua vaga na Câmara foi vista como um tratado de paz entre os líderes, portanto, não se espera sua participação na campanha de Cidade.
Saullo Vianna, outro nome da sigla, é aliado do senador Omar Aziz (PSD) e tem dados sinais de apoio David Almeida (Avante) estando presentes em eventos de inauguração do “Prato do Povo” programa de restaurantes populares que o deputado destinou emendas.