Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
BELO HORIZONTE (MG) – Um bebê de apenas cinco dias foi salvo por um sargento da Polícia Militar após se engasgar e ficar sem respirar. O caso aconteceu durante a noite de Natal, na quarta-feira, 25/12, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
Após o recém-nascido desfalecer nos braços da sua mãe durante a amamentação, os pais agiram de forma rápida e levaram a criança até a Base Militar Comunitária Móvel. Assim que chegaram no local, um Policial Militar realizou nele a manobra de “Heimlich”, um procedimento de primeiros socorros usado para desobstruir as vias respiratórias em situações de engasgo, com isso, o bebê conseguiu desengasgar e chorou de alívio.
Leia Também: Cadastro Nacional de Animais Domésticos está em fase final de testes
Depois de ter sido salva, a criança foi avaliada por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e passa bem. O sargento Welison Andrade, responsável por realizar a manobra no recém-nascido, agradeceu. “A criança chegou sem respirar. Quando ouvi o choro, agradeci a Deus”, expressou o sargento da PMMG.
Como fazer a manobra de Heimlich
Para realizar a manobra da forma correta, a pessoa deve se posicionar por trás e enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. É preciso fazer movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.