Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg, de 21 anos, foi detida pela polícia dinamarquesa nesta quarta-feira, 4/9, durante um protesto em Copenhage, na Dinamarca. O evento foi organizado por um grupo de estudantes na Universidade de Copenhague, com o objetivo, segundo informações de um porta-voz do grupo, de protestar contra a guerra em gaza.
Cerca de 20 pessoas bloquearam a entrada do prédio e três entraram, conforme informou um porta-voz da polícia à agência de notícias britânica Reuters. Seis pessoas foram detidas, além e greta, conforme uma testemunha do grupo Students Against The Occupation, presente no local.
Leia também: Mobilização no Dia da Amazônia leva conscientização climática às periferias de Manaus
Uma foto publicada pelo jornal Ekstra Bladet mostrava a ativista Greta Thunberg usando um Keffieh preto e branco, lenço tradicionalmente usado no Oriente Médio que se tornou símbolo da causa palestina, enquanto era detida pelos policiais.
Motivação
Os manifestantes reivindicavam maior diplomacia e intervenção pacífica para resolver a crise em Gaza. O protesto foi motivado pela suposta crescente violência em Gaza e pela percepção de indiferença internacional em relação ao conflito na região.