Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O ator manauara Adanilo estreia em mais um papel de destaque na próxima segunda-feira, 30 de setembro, interpretando o motorista de ônibus Sidney na nova novela das 19h da TV Globo, “Volta por Cima”. O personagem é um amazonense que se estabeleceu há algum tempo no Rio de Janeiro.
Em entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Adanilo expressou sua empolgação com o novo desafio. Sidney será o melhor amigo de Jão, protagonista da novela, interpretado por Fabrício Oliveira. A trama se passa em um bairro fictício do subúrbio carioca, explorando o cotidiano de uma empresa de ônibus.
“O Sidney é motorista da Viação Formosa. A novela se centra principalmente na empresa de ônibus, que presta serviços ao transporte público carioca. Além de motorista, Sidney também se apresenta em uma roda de samba e participa de um grupo de bate-bolas, revelando seu lado artístico”, contou o ator.
Leia mais: Adanilo: talento amazônico que conquistou o Brasil em ‘Renascer’
O elenco da novela conta com nomes como Jéssica Ellen, Amaury Lorenzo, Isadora Cruz e Betty Faria. Ao longo da trama, o personagem Sidney irá incorporar elementos da cultura e dos hábitos manauaras.
“Propus uma vivência amazônica para o meu personagem. Ele saiu de Manaus aos 15 anos e se mudou para o Rio de Janeiro. Embora esteja bem adaptado à cidade, mantém suas raízes manauaras”, explicou Adanilo.
Os amazonenses podem esperar cenas em que Sidney utilize gírias e expressões locais. “Talvez ele apareça comendo farinha de Manaus ou usando uma camisa de um time que remeta ao Festival Folclórico de Parintins. Estamos trabalhando nessas construções,” destacou o ator.
Veia artística
Adanilo descreve Sidney como um motorista de ônibus, pagodeiro e sambista. O personagem também participa de bate-bolas, uma manifestação folclórica e artística típica do Carnaval no Rio de Janeiro, semelhante a um bloco carnavalesco.
“Acredito que será muito interessante gerar identificação com o público de Manaus e do Amazonas. Nunca vimos um personagem amazonense vivendo fora de seu contexto original. Desta vez, temos um personagem amazônico inserido em uma nova realidade”, acrescentou o ator.
Conquistou o Brasil
Do bairro da Compensa para as telas do horário nobre da TV brasileira, Adanilo se tornou um dos nomes mais comentados no cenário artístico amazonense. Com uma carreira que começou em 2011 no teatro experimental e passagens pelo cinema nacional e internacional, o ator compartilhou, em março deste ano, detalhes de seu trabalho que orgulha os amazonenses, como o papel de “Deocleciano” na primeira fase de “Renascer”.
Em uma conversa descontraída no Ateliê 23, onde Adanilo se apresentou, ele falou sobre suas experiências e os desafios que enfrenta. O material exclusivo está disponível no canal do YouTube do RIOS DE NOTÍCIAS.