Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima destacou ações contra o desmatamento como agenda do Amazonas para a 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), a ser realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
“A Amazônia tendo a maior extensão de floresta contínua do planeta não poderia deixar de estar presente. Nós vamos apresentar a nossa agenda 2030. E eu apresento dois projetos, com a comercialização dos créditos de carbono e caminhamos para a criação de uma arcabouço legal. E além disso vamos lançar uma meta ousada, que é o desmatamento líquido zero até 2030 “
Wilson Lima, governador do Amazonas
Lima enfatiza metas de infraestrutura, proteção ambiental e combate à pobreza, essenciais para preservar a vasta floresta amazônica. Abordando a participação na COP28, o governador destaca a necessidade do mundo reconhecer o valor da região amazônica.
“É importante que o Brasil construa uma imagem junto ao mundo de quem está preocupado com o meio ambiente, de preservador, de quem vai combater o crime ambiental. Mas em nome desse discurso que muitas vezes é equivocado, a nossa população não pode ficar de joelhos diante de uma situação como essa e o Estado do Amazonas não vai aceitar esse tipo de declaração”
Wilson Lima, governador do Amazonas
O ponto alto da entrevista do governador foi quando ele abordou sobre a BR-319. Recentemente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deu declarações sobre a rodovia que surtiram efeito negativo em parlamentares e na população em geral.
“Eu sou governador do Estado do Amazonas, eu fui eleito pelo voto popular, eu fui eleito pela decisão do povo do Amazonas e eu estou aqui para atender o anseio e o desejo do povo do Amazonas. O que o povo do Amazonas quer é que a BR-319 seja pavimentada e eu vou trabalhar dia e noite para que efetivamente isso aconteça”, ressaltou o governador.