Elen Viana – Rios de Noticias
MANAUS (AM) – “Conseguimos zerar a fila da mamografia”, afirmou a secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, durante a apresentação de um balanço das ações realizadas pela secretária em 2024, tanto na capital quanto no interior do estado.
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta sexta-feira, 6/12, Nayara destacou que foram promovidos mutirões para a realização de cirurgias pediátricas, ginecológicas, ortopédicas e de catarata.
“Intensificamos o número de cirurgias realizadas, abrangendo diversas especialidades, como ortopedia, ginecologia e pediatria, além das cirurgias de catarata. Colocamos o interior do estado como um foco estratégico, o que nos permitirá colher resultados em 2025, com mais autonomia administrativa e financeira para os municípios”, afirmou a secretária.
Leia mais: Amazon Bus: manauaras e turistas vivem experiência interativa por pontos turísticos de Manaus
Outro destaque foi a atuação das carretas da saúde, que oferecem exames como mamografias, ultrassonografias e tomografias. Pois o projeto facilita o acesso a exames de imagens, importantes para o diagnóstico precoce de doenças.
“Com as carretas da saúde, conseguimos chegar mais perto das comunidades, reduzindo o tempo de espera para exames importantes. Zerar a fila da mamografia foi uma conquista significativa. Hoje, mulheres acima de 40 anos não precisam mais de solicitação médica para realizar o exame, que pode ser feito em menos de 24 horas”, explicou ela.
Parceria Tecnológica
Além disso, Nayara ressaltou uma parceria com a ferramenta Google para enviar mensagens de texto aos pacientes com consultas agendadas nas unidades básicas de saúde. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera e evitar filas. Ampliando o acesso à saúde e descentralizar os atendimentos, promovendo avanços no Amazonas.
“O cidadão passará a receber mensagens informando a data, o local e o horário do atendimento. Essa comunicação será mais ágil e eficiente, beneficiando os pacientes”, disse a Nayara Maksoud.